segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Fé Triunfante No Dia da Aflição

Aprecio muito os últimos versículos do livro de Habacuque : " Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento ; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; e exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como o das cervas, e me fará andar sobre as minhas altura
Não sabemos quase nada a respeito desse profeta, a não ser que era da tribo de Levi e que era um dos cantores do templo.
Apesar de no primeiro capítulo, ele se queixar com Deus por permitir que sua nação, em virtude de sua maldade, fosse destruída por outra nação ainda mais perversa - Deus explicou-lhe que tinha nisso um propósito. O poderio caldaico, embriagado com o sangue das nações, seria tambem destruído.
Reconhecendo que Judá merecia a correção e o castigo por seus pecados, o profeta procura mais esclarecimentos e apesar de confundido, ele apegou-se a Deus. É notável a maneira como ele se abraça ao Senhor.
Podemos aprender com Habacuque pelo menos tres coisas : o seu reverente temor, o seu profundo conhecimento de Deus e a sua triunfante e inabalável fé em Deus.
Nos dias de hoje, em que se prega essa teologia da prosperidade, ao invés da salvação em Jesus Cristo, dizer que o justo viverá pela fé, talvez seja motivo de riso e zombaria, já que o mais importante é o dinheiro, a prosperidade, e enquanto isso ,Jesus é deixado de fora da porta.
A fé consiste na capacidade da pessoa sentir-se tão certa a respeito de Deus, que não importa quão escuras sejam as circunstancias, dúvida nenhuma tem sobre o que daí possa resultar. Assim no meio de sua melancolia e desespero, Habacuque era um otimista de primeira ordem.
Deus é compreensivo para com nossas limitações por isso Ele ouviu pacientemente a queixa de Habacuque. Precisamos tirar os nossos olhos dos homens e das circunstancias e fixá-los firmemente no Senhor, confiando-lhe todos os nossos cuidados como fez com Habacuque. O resultado será um permanente cântico de louvor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário