quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Verificador Do Tom


A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses 4:6


Dirigindo de volta para casa após o trabalho, uma propaganda no rádio chamou a minha atenção,pois mencionava um programa de computador que verifica os e-mails à medida que são escritos. Eu estava familiarizado com programas de "verificação ortográfica e gramatical", mas esse era diferente. Ele checava o "tom". O programa monitora a qualidade do fraseado dos e-mails para certificar-se de que eles não são exageradamente agressivos, desrespeitosos ou ameaçadores.
Enquanto escutava o locutor descrever as característica deste programa, imaginei como seria ter algo semelhante para minha boca.Quantas vezes reagi rudemente em vez de ouvir primeiro e, depois,me arrependi do que havia dito? Certamente, uma verificação de tom teria evitado que eu respondesse tão tolamente.
Paulo enxergou a necessidade de nós, cristãos, verificar-mos nossa fala - especialmente ao falarmos com não cristãos. Ele disse: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um"(colossenses 4:6). A preocupação dele era que o nosso falar fosse cheio de graça, refletindo a beleza do nosso Salvador.
Nosso falar deve ser convidativo. Conversar no tom correto com os não cristãos é vital à nossa capacidade de testemunhar-lhes. A passagem em Colossenses 4:6 pode ser o nosso verificador de tom.


(Extraído de: Nosso Andar Diário) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário