quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Que Você Está Fazendo?




Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios.

Efésios 5:15


Ao passar algum tempo em nossa casa,minha neta começou a perguntar repetidamente: "Tá fazendo o quê, vovô?" Eu podia estar trabalhando no meu computador, calçando meus sapatos para sair, sentado lendo ou ajudando na cozinha, ela se aproximava de mim e perguntava o que eu estava fazendo.
Após responder a ela algumas dúzias de vezes com "Pagando contas", Indo á loja", Lendo o jornal", "Ajudando a vovó", concluí que ela estava fazendo uma pergunta chave.
Responder a uma menininha curiosa sobre tudo o que fazemos é uma coisa, mas responder a Deus sobre nossos atos é infinitamente mais importante. Não seria útil pensar em Deus chegando ao nosso lado a qualquer momento para perguntar "O que você está fazendo?" Imagine com que frequência as nossas respostas  pareceriam sem significado ou vazias.
"Estou passando uma tarde inteira assistindo à TV. Estou comendo mais do que deveria. Estou passando mais um dia sem falar com o Senhor. Estou discutindo com meu cônjuge." A lista seria longa - para nosso constrangimento.
Somos ensinados que devemos usar o nosso tempo com cuidado - coma glória de Deus em vista (1 Coríntios 10:31; Colossenses 3:23). Portanto, esta pergunta é muito útil, pois Deus quer Saber - "O que você está Fazendo?"


(Extraído de:Nosso Andar Diário)

Mangueira Presa




Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios  desta vida...

2 Timóteo 2:4

Felipe Massa, do Brasil, deveria ter vencido o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Singapura, em Setembro de 2008. Mas ao retornar de uma parada para reabastecimento enquanto ainda estava na liderança, a mangueira de combustível ainda estava presa ao veículo. Quando sua equipe finalmente removeu a mangueira, o piloto já havia perdido tanto tempo que terminou em décimo terceiro lugar.
O apóstolo Paulo avisou Timóteo sobre outro tipo de obstáculo que poderia derrotá-lo - "os negócios desta vida" (2 Timóteo 2:4). Ele recomendou ao jovem que permitisse qualquer distração da causa de seu Senhor e Mestre.
Existem muitos atrativos em nosso mundo com os quais é fácil nos envolvermos - passatempos, esporte, televisão, jogos de computador. No início, podemos até considerá-los como atividades de reabastecimento, mas em seguida estes podem envolver nosso tempo e pensamento a ponto de interferir no propósito para o qual Deus nos criou: compartilhar as boas novas de Cristo; servi-lo com nossos dons e trazer-lhe glória.
Paulo disse a Timóteo o porquê ele não deveria envolver-se em negócio desta vida: para que pudesse "satisfazer àquele que o arregimentou" (v.4). Se o seu desejo é agradar ao Senhor Jesus, você desejará desvencilhar-se do mundo. Como João nos lembra: "ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente" (1 João 2:17)

(Extraído de: Nosso Andar Diário)



Exames Periódicos




Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.

1 Coríntios 11:28

Todo ano faço aquela visita periódica ao consultório médico onde sou cutucado e picado com agulhas, examinado e estudado. É algo que pode facilmente amedrontar ou até mesmo intimidar. Não temos certeza do que será detectado nos testes ou o que os médicos dirão. No entanto, sabemos que precisamos desta avaliação para entender nosso bem-estar físico, e o que é necessário para seguirmos adiante.
Na vida espiritual do seguidor de Cristo ocorre a mesma necessidade. De tempos em tempos, precisamos de um intervalo para refletir sobre a condição das nossas vidas e corações.
A mesa do Senhor é um lugar importante para o autoexame. Paulo escreveu aos coríntios, que estavam comendo de forma indigna: "Examine-se, pois,o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice"(1 coríntios 11:28). Na celebração da morte de Cristo por nós, pode realmente acontece um claro equilíbrio de pensamento e compreensão, pois ao considerarmos o preço pago por Jesus encontramo-nos no momento ideal para uma reflexão sobre a condição do nosso coração e de nossos relacionamentos. E, então, com uma clara compreensão de nosso bem-estar espiritual, podemos voltar a Ele para recebermos a graça necessária para, em Seu nome, prosseguirmos. É este o momento para o seu exame periódico?

(Extraído de: Nosso Andar Diário)

Verificador Do Tom


A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses 4:6


Dirigindo de volta para casa após o trabalho, uma propaganda no rádio chamou a minha atenção,pois mencionava um programa de computador que verifica os e-mails à medida que são escritos. Eu estava familiarizado com programas de "verificação ortográfica e gramatical", mas esse era diferente. Ele checava o "tom". O programa monitora a qualidade do fraseado dos e-mails para certificar-se de que eles não são exageradamente agressivos, desrespeitosos ou ameaçadores.
Enquanto escutava o locutor descrever as característica deste programa, imaginei como seria ter algo semelhante para minha boca.Quantas vezes reagi rudemente em vez de ouvir primeiro e, depois,me arrependi do que havia dito? Certamente, uma verificação de tom teria evitado que eu respondesse tão tolamente.
Paulo enxergou a necessidade de nós, cristãos, verificar-mos nossa fala - especialmente ao falarmos com não cristãos. Ele disse: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um"(colossenses 4:6). A preocupação dele era que o nosso falar fosse cheio de graça, refletindo a beleza do nosso Salvador.
Nosso falar deve ser convidativo. Conversar no tom correto com os não cristãos é vital à nossa capacidade de testemunhar-lhes. A passagem em Colossenses 4:6 pode ser o nosso verificador de tom.


(Extraído de: Nosso Andar Diário)