segunda-feira, 28 de setembro de 2009

OURO DE TOLO

Eureca é uma simples palavra grega, com apenas seis letras. Mas para uma geração de caçadores de tesouros, no fim da década de 1840, ela se tornou um lema de vida. Significando " Achei ! " , o termo veio supostamente de Arquimedes, o matemático grego que gritou : " Eureca ! Eureca ! ", quando conseguiu determinar a quantidade de ouro que havia na coroa do rei Hiero. Todavia, para James Marshall ( que descobriu ouro em Sutter!s Mill, em 1848 ) e para muitos de seus contemporâneos, o termo assumiu um significado novo. Para eles, " eureca" significava riquezas instantâneas, aposentadoria precoce e uma vida tranquila, sem preocupações. Não admiramos que a Califórnia ( chamada de Estado Dourado ) inclua esta palavra em seu brasão oficial, junto da figura de um zeloso minerador.
As noticias sobre a descoberta de Marshall correram rápido por todo o país. Em 1850, mais de 75.000 esperançosos viajaram por terra para a Califórnia, e outros 40.000 por mar. Quer por carroça, quer por barco, a viagem era árdua, enquanto os aventureiros deixavam amigos e familia para trás, em busca de vasta fortuna. E quando finalmente chegavam a São Francisco, as minas de ouro mais próximas ficavam a 240 km. Apesar disso, muitos desses aventureiros destemidos montavam bravamente seus acampamentos e começavam a cavar.
Ao chegarem aos seus mais variados destinos, os exploradores aprendiam rapidamente que nem tudo que parecia ser ouro realmente o era. Leitos de rios e minas nas rochas podiam estar cheios de pedrinhas douradas que não possuia qualquer valor. Esse " ouro de tolo " era pirita de ferro; e os mineradores tinham de ser hábeis em distingui-la do ouro verdadeiro. A sua vida dependia disso.
Os mineradores mais experientes percebiam a diferença apenas olhando para a rocha. Mas, em alguns casos, a distinção não ficava muito evidente. Por isso, eles desenvolveram testes para discernir o genuíno do falso. Um dos testes envolvia morder a pepita em questão. O ouro verdadeiro é mais macio do que o dente humano, enquanto o ouro de tolo é mais duro; um dente quebrado significava que o explorador tinha de continuar cavando. Um segundo teste envolvia raspar a pepita em um pedaço de pedra branca, como cerâmica. O verdadeiro ouro deixa um risco amarelo, enquanto o resíduo deixado pelo ouro de tolo é preto-esverdeado. Em qualquer dos casos, o minerador confiava nos testes para autenticar o seu achado - tanto a sua fortuna quanto o seu futuro dependiam dos resultados.
No que se refere à doutrina, a Igreja de hoje está numa posição semelhanto à dos que buscavam o ouro da Califórnia, em 1850. Riquezas espirituais são prometidas em todo canto. Novos programas, novas filosofias e ministérios para-eclesiásticos - cada um deles brilha um pouco mais do que o anterior, prometendo resultados melhores e retornos maiores. Todavia, assim como ocorria na metade do século XIX, o fato de que estão brilhando não significa que são bons. Os crentes precisam ser igualmente cautelosos quanto ao " ouro de tolo ". Não devemos aceitar as novas tendências ( ou as velhas tradições ) sem antes testa-las para verificar se têm a aprovação de Deus. Se falharem no teste, devemos rejeita-las e alertar os outros. Mas, se passarem no teste de fidelidade à Palavra de Deus, então, podemos aceita-las e defende-las com sinceridade.
Os mineradores da Califórnia só gritavam " Eureca ! " quando encontravam ouro verdadeiro. Como cristãos devemos ter o cuidado de fazer o mesmo.
( Extraido do livro : Ouro de Tolo ? )

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VIDA, AMOR E CHOCOLATE

" Li um comentário num blog favorito, que saltou-me aos olhos. Era a manhã do nono aniversário de casamento do blogueiro. Sem muito dinheiro, ele fora correndo comprar à sua esposa, a guloseima francesa preferida de ambos - pain au chocolat ( pão de chocolate ). Depois de correr alguns quilômetros, ele chegou a casa, exausto, e encontrou-a na cozinha tirando do forno croissants recheados com chocolate. Os tais pães de chocolate !
O marido blogueiro comparou a vida deles à vida de pessoas que fazem parte do conto de O. Henry " Presentes dos Reis Magos ". O conto narra a história de um homem que vendeu o seu único bem de valor - um relógio de bolso - para comprar escovas de cabelo à sua esposa, mas ela vendera o seu cabelo para comprar uma corrente de ouro para o relógio dele.
Seria maravilhoso não ter preocupações com dinheiro. O importante é perceber o valor imensurável das pessoas que amamos. Precisamos nos lembrar que adquirir bens não é tão importante quanto apreciar as pessoas que Deus colocou em nossas vidas. Quando consideramos os outros superiores a nós mesmos aprendemos o significado de amar, servir e sacrificar. É desta maneira que imitamos o exemplo de Cristo em nossos relacionamentos.
Vida, amor e chocolate são mais saborosos quando compartilhados.
( Extraido de Nosso Andar Diário )

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Vida Passa...

Alguns dias atrás assisti a um comercial de TV sobre uma determinada marca de automóvel, muito interessante. Era um desfile, como esses desfiles escolares, com uma banda e várias meninas bonitas carregando algumas faixas, com vários dizeres. Na primeira delas estava escrito : "Eu já fui jovem ", atrás seguiam vários idosos. A segunda faixa dizia : " Eu já tive cabelo", seguida por vários carecas. A terceira faixa dizia : " Eu já tive barriga de tanquinho " como era de se esperar vários barrigudos seguiam atrás. Voce pode estar achando graça, mas não foram essas faixas que me chamaram atenção, mas a última que dizia : " A vida passa... e as oportunidades tambem."
Fiquei pensando em como isso é verdadeiro. Como perdemos tempo com bobagens, futilidades, que poderia ser gasto de maneira bem melhor. Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou com o que somos. Corremos atrás de algo que evite o envelhecimento, entramos numa academia para mantermos nossa forma física. Trabalhamos muito, achando que estamos investindo no futuro,mas nos esquecemos que a Palavra de Deus nos diz : que o nosso tempo é o dia de HOJE, ONTEM já é passado e AMANHÃ é futuro e esse só o Senhor conhece, por isso Ele diz em Sua Palavra que basta a cada dia o seu mal.
Vivemos apenas uma vez, portanto temos somente uma vida ! Precisamos pensar no valor dessa vida e no que estamos fazendo com ela. Não dá para voltar alguns anos e consertar o que fizemos de errado. Pense, o tempo gasto por voce para ler esse texto nunca mais voltará.
Em Jó 14.1, 2 e 5 lemos da brevidade dessa vida: " O homem nascido da mulher, é de bem poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor e murcha; foge tambem como a sombra, e não permanece.Os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles. "
Que investimento voce tem feito para a eternidade ? Sim, porque ela existe e nenhum ser humano conseguirá fugir dela. Voce só tem duas opções para a eternidade : céu ou inferno. Não existe uma terceira opção.
Hoje, voce está sendo desafiado a fazer esta escolha,mas pense bem. Devemos viver nossas vidas à luz da eternidade.
" Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele cre não pereça, mas tenha a vida eterna. ( João 3.16 )

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CHEGA DE DESCULPAS !!!

Como voce se vê hoje ? Como um fracassado ? Ou como uma vítima ? Quem voce acha que é responsável por isso ? As suas experiencias passadas ? As suas circunstâncias atuais ? As outras pessoas ?
Ouça estas desculpas hilariantes dadas por motoristas em relatórios policiais, tentando explicar os acidentes automobilisticos em que se envolveram.
1 - Afastei-me da lateral da estrada, dei uma olhada em minha sogra, e passei por cima de uma barreira.
2 - Um carro invisivel veio do nada, atingiu-me e desapareceu.
3 - Eu estava dirigindo meu carro há quatro anos quando adormeci no volante.
4 - O pedestre não sabia em que direção correr, então passei por cima dele.
5 - O sujeito estava me perseguindo na estrada; tive de desviar várias vezes antes de atingi-lo.
Voce pode achar graça, mas enquanto voce não parar de dar desculpas, e assumir a responsabilidade pela sua vida - nada vai mudar. Não importa com que frequencia voce caia, voce não é um fracasso até culpar alguem por empurrar voce.
Eis a realidade : " O Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos ..." ( 2 Pedro 1.3 ). Voce entendeu tudo isto ? Com Deus sendo a sua fonte, voce tem tudo de que precisa para vencer. Então assuma a responsabilidade pela sua vida, comprometa-se com Deus e vá em frente ! ( PPH )

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

E SE JESUS VOLTASSE HOJE ?


Receber visitas é muito bom, principalmente quando são pessoas queridas e principalmente quando sabemos o dia e a hora em que chegará. Mas ... e quando ela chega de surpresa ? Se a casa estiver desarrumada... hum ! Que coisa desagradável !
Precisamos estar preparados para a chegada de Jesus, pois não sabemos o dia ou a hora em que Ele virá. Temos de estar sempre prontos.
Existe uma música cuja letra inicia com a seguinte pergunta : Se tu soubesses que Jesus viria ainda antes da manhã raiar, temor ias sentir, ou alegria, sabendo que esta noite Ele ia chegar?
Deus não nos deu o dia, nem a hora, apenas mandou que vigiassemos, para que estivessemos preparados. Apesar de não sabermos nem dia e nem hora, sabemos que esse dia vai chegar e que está cada vez mais próximo.
Apesar de não sabermos dia, nem hora, temos os sinais, que a cada dia ficam mais claros. E isso nós podemos ver através dos alertas que Deus está mandando para esse mundo, e que a cada dia ficam mais fortes, mais altos, mais insistentes. Se observarmos o mundo em que estamos vivendo, poderemos ver claramente estes sinais.
A terra nos dias de Noé encheu-se de violência, estava corrompida diante da face de Deus. A Biblia diz que assim será também na vinda do Filho do Homem. A justiça e a violência não são parecidas uma com a outra. Nem tampouco existe semelhança alguma entre a maldade e a paz. Apenas é preciso um coração obediente à Palavra de Deus e livre da influência de opiniões preconcebidas para se compreender como serão os dias que precederão imediatamente a vinda do Filho do Homem. Olhemos para este mundo nos dias anteriores ao diluvio e não nos esqueçamos que assim como era então, assim será no fim desta época.
As catástrofes estão se multiplicando quase que a mil por hora. Os homens não se entendem, a violência sempre crescente e em uma velocidade espantosa, guerras. É impressionante o número de terremotos que estão acontecendo nestes últimos dias, o Senhor diz em Isaias 24.18-19 : " A terra é quebrantada, a terra é fendida, a terra é totalmente abalada. A terra cambaleia como ébrio, oscila como uma choça ao vento; tão pesada é a culpa da sua rebelião que ela cai, e jamais se levantará."
Os sinais estão aí, para quem quiser ver. Isso sem falar na rebelião do homem, que a cada dia se distancia mais do Seu Criador, brincando de Deus, querendo ser Deus.
A letra da música continua : " As coisas a fazer ou a falar, talvez a carta a ponto de escrever. Oh quantos planos ias tu mudar, sabendo que esta noite Ele ia chegar ? E quanta ação tu praticar não ias, que ofensas tu irias reparar, pra quanta coisa tempo encontrarias, sabendo que esta noite Ele ia chegar ? " Essa letra fala do nosso dia a dia, das coisas que fazemos ou deixamos de fazer.
O que estamos fazendo para o Senhor ? Muitos servos de Deus nesses últimos dias tem sido privados de algumas coisas, até mesmo da sua saúde, para que ponham a sua confiança somente no Senhor. Ele os quer bem perto de Si. Ele quer que tenham os seus olhos fitos nEle, para que não percam o alvo.
Vigiemos, pois Ele está às portas, já é tempo de estarmos com a mala pronta e preparados para partir.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para que corremos tanto ???

Estamos vivendo em um mundo onde a pressa em se fazer ou conseguir algo, está sendo cada vez mais normal. São cursos, mestrados, especializações. Pessoas que querem adquirir um imóvel, um carro. Nada contra essas coisas, desde que elas não se tornem a prioridade, pois quando isso acontece, elas tomam nosso tempo e muitas vezes nossa vida espiritual fica em segundo plano.
Aonde queremos chegar com tanto estresse, tanto corre-corre, com tanto curso, especializações ?Onde queremos chegar com tudo isso ? Onde queremos chegar com essas realizações ?
Contentar-se com o que temos é privilégio de poucos. Achar o equilibrio entre trabalhar para viver e viver para trabalhar é complicado.
Paulo nos adverte em Col. 3.1 para buscarmos as coisas que são de cima. Buscar uma vida num plano mais elevado não é nem automático, nem fácil. Requer um esforço constante para ser encontrada e alcançada. Então para que corrermos com tanto afinco, atrás de coisas que só nos serão úteis, ou de algum valor enquanto estivermos aqui neste mundo. Melhor é correr atrás do que é eterno, pois só isso terá valor.
No mesmo capitulo, Paulo diz : " Pensai nas coisas que são de cima."
Pensar difere de buscar, em que implica uma atitude permanente. Depois que descobrimos o que Deus tem para nós, devemos manter isto à nossa frente, como um alvo e desejo.
Paulo diz que devemos escolher as coisas que são de cima ou as que são da terra, não podemos ter ambas . Não há posição neutra : a mera amizade com o mundo é inimizade para com Deus.
No que devemos, então, fixar nossas mentes ? Primeiro de tudo em Deus; em segundo lugar em Seu programa para nossa vida. Circunstancias não devem nos perturbar.
Leiamos a Palavra de Deus diariamente, pois só ela tem valor para a eternidade. Oremos frequentemente , pois a oração é alavanca do crente. E vamos investir no trabalho do Senhor.