quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FALSOS MESTRES

Os falsos mestres podem representar uma ameaça à propria vida. Assim como falsos pastores levam as ovelhas ao abate, falsos mestres levam seus seguidores à destruição.
Os falsos mestres representavam um grande problema na epoca do Antigo Testamento. Está registrado em Deuteronomio 13.1-5 o alerta que Deus deu aos israelitas a respeito deles : "Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodigio, (...) não ouvirás as palavras daquele profeta (...) pois falou (...) para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus."
O Antigo Testamento descreve os falsos mestres de mais de uma forma. Em 1 Reis 22.21-23, eles são os profetas mentirosos de Acabe. Ezequiel 13.3 descreve-os como aqueles " que seguem o seu proprio espirito e que nada viram ( nenhuma visão ) ! " Eles são " pastores que destroem e dispersam " as ovelhas de Deus ( Jr 23.1 ). Assim o Antigo Testamento retrata-os como pessoas mentirosas, egocentricas, que só se importam consigo mesmos e dispersam o rebanho.
O Novo Testamento oferece a mesma descrição dos falsos profetas, de sua mensagem destrutiva e de sua negação da verdade biblica.
De acordo com Mateus 7.15, falsos mestres são astutos, como lobos em pele de cordeiro, entrando furtivamente sem serem percebidos. A principio, eles somente tentam se misturar. Com o tempo, entretanto, eles revelam sua impiedade ( Judas 4 ) ao perseguirem o rebanho ( Atos 20.29 ). Em Mateus 7.20 está escrito : " Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Em outras palavras : preste atenção aos resultados de seus ensinamentos.
2 Pedro 2.1 explica que os falsos mestres introduzem " heresias de perdição ", e que o fazem de forma encoberta. Suas mensagens trazem dissensão e destruição. Eles não unem os crentes, mas os dividem. Tais pessoas utilizam palavras "fingidas " ( no sentido de artificiais ). Eles amoldam a estrutura da mensagem tendo em vista as pessoas às quais se dirigem. O que é artificial pode ser moldado a fim de ser alterado; da mesma forma, suas mensagens são distorcidas. O objetivo não é a verdade, mas o proveito proprio: " Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juizo, homens impios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, unico dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."
Eles não vivem vidas piedosas, pelo contrario, agem fora da autoridade de Deus. Eles " segundo a carne andam", " desprezam as autoridades " e zombam dos seres celestiais ( 2 Pedro 2.10,11). Os falsos mestres consideram-se superiores aos seus seguidores e mesmo à autoridade da propria Biblia.
Infelizmente, o falso ensinamento é relegado aos incredulos. Ele pode se infiltrar na Igreja por meio de crentes bem intencionados e causar grande dano ao corpo de Cristo.
Há muitos anos, um pregador de radio, que ( aparentemente ) amava ao Senhor de verdade, tentou preparar a Igreja para a volta de Cristo, a qual, de acordo com ele, aconteceria no dia 6 de setembro de 1994. Ele estava certo de que Jesus viria naquela data e continuamente anunciava isso em seu programa. Obviamente, ele estava errado. Hoje em dia, ele diz aos seus ouvintes para fugirem de suas igrejas locais. Ele afirma que todas as igrejas são apóstatas e admoesta sua audiencia a não concordar com elas e a se afastar delas. Como resultado, seus seguidores estão deixando de frequentar as igrejas.
Os cristãos devem atentar para não se tornarem seguidores de outros homens, mas, sim, atender as Escrituras e sempre vigiar para identificar falsos mestres e proteger deles o rebanho.
( por Steve Herzig )
Publicado na revista Chamada da Meia Noite de fevereiro de 2009